Sabe aquela história de que as gorduras fazem mal para a saúde?? Não é bem assim que o nosso organismo entende. Nem toda gordura é vilã , e algumas , inclusive , podem ser muito importantes para a nossa qualidade de vida . Quando cortamos a gordura da nossa alimentação sentimos mais fome , podemos desenvolver deficiência de vitaminas e minerais .
Mas como encontrar as “gorduras do bem “ ?? O segredo está em conhece-las e saber como inclui-las na sua dieta . Com as dicas abaixo você vai conhecer diferentes tipos de gorduras , aprender a identificar as que fazem bem e como adicioná-las na alimentação !
Gorduras saturadas : devem fazer parte da alimentação , com cautela
As gorduras saturadas são aquelas encontradas , de maneira geral , em produtos animais como carnes e laticínios . Apesar de, por muito tempo , serem consideradas perigosas para a saúde , hoje a medicina já sabe que esse tipo de gordura ( se consumida de maneira equilibrada ) também é essencial para a manutenção da saúde .
Para consumi-la de maneira correta , prefira cortes de carne bovina e de aves magras , leite , iogurte e queijos .
Gorduras INSATURADAS : amigas da saúde e do coração.
As gorduras insaturadas podem ser divididas em dois grupos : monoinsaturadas e poli-insaturadas .
As gorduras monoinsaturadas são facilmente encontradas no azeite e outros óleos vegetais (como o de canola , gergelim e outras sementes ) . Elas também são as gorduras mais disponíveis na manteiga de amendoim e nas oleaginosas ( castanhas , nozes e amêndoas ) . Esse tipo de gordura tem ação protetora para o coração .
As poli-insaturadas ( os ômegas ) , por sua vez , também são encontradas nos óleos vegetais e oleaginosas , mas sua maior fonte alimentar são os peixes gordurosos : salmão , anchova e sardinha .
Essas gorduras , além de ter efeito protetor para o coração , também atuam como anti-inflamatórias e antidiabéticas .
Quais os benefícios das gorduras do bem ?
O consumo das gorduras do bem podem garantir muito benefícios para a nossa saúde :
- Aumento da sensação de saciedade ;
- Maior absorção de nutrientes ;
- Proteção para o coração ( por aumentar a concentração de colesterol bom e reduzir o de colesterol ruim ) ;
- Redução dos riscos de lesões ( a gordura aumenta a absorção de vitamina D , que é essencial para proteger a estrutura óssea ) ;